terça-feira, 5 de junho de 2012

Bullying

Por Isa Malena

O bullying envolve todos os comportamentos agressivos, intencionais e repetitivas, sem causa aparente, exercida por um ou mais alunos contra outro(s), provocando dor, angustia e sofrimento. O bullying ocorre quando a vitima não consegue se defender do agressor, portanto, deve existir uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vitima.

Formas de bullying
Verbal – Ofender, colocar apelidos, xingar, humilhar, fazer piadas, falar mal;
Física e material – Bater, chutar, puxa cabelo, ferir, empurrar, roubar, frutar ou destruir material da vitima;
Psicológico e Moral – Irritar, depreciar, excluir, difamar, discriminar, isolar, aterrorizar, perseguir, fofocas;
Sexual – Estuprar, assediar, insinuar, abusar;
Virtual – Quando as agressões são realizadas através da internet ou celular.

Personagens do bullying
Vítimas típicas – São os alunos pouco sociáveis, em geral tímidos ou reservados com porte físico frágil; são gordos ou muito magros, altos ou baixos de mais, com alguma deficiência física ou mental. Normalmente são aqueles alunos que fogem do padrão predeterminado pelo grupo.
Vítima provocadora – São aqueles alunos que atrai e provoca reações agressivas, porém não conseguem revidar de forma satisfatória. Normalmente são hiperativas, inquietas, imaturas, irritantes, criam um ambiente tenso na escola, ou seja, os encrenqueiros.
Vítima agressora – São aqueles alunos que reproduz os maus-tratos sofridos, procurando vítimas mais frágeis e cometem as agressões sofridas, criando assim o efeito cascata.
Agressores – São alunos de caráter violento com poder de liderança, podendo agir sozinho ou em grupo, não respeitam as normas, não gostam de ser contrariados, possui rendimento escolar regular ou deficitário.
Espectadores – São os alunos que assistem toda a agressão, mas preferem ficar em silêncio, não se envolve nem para defender nem agredir a vítima.


Consequências do bullying
Sintomas psicossomáticos -  Dor de cabeça, cansaço crônico, insônia, dificuldades de concentração, diarreia, boca seca, palpitações, alergias, crise de asma, calafrios e outros.
Transtorno do pânico – Medo intenso e infundado, acompanhado de taquicardia, calafrios, dilatação da pupila. Um atarque de pânico dura em nédia trinta minutos.
Fobia escola – Medo intenso de frequentar a escola.
Fobia social – Sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor de se sentir o centro das atenções ou de estar sendo julgado e avaliado negativamente.
Depressão – Sensação de tristeza, de fraqueza ou de “baixo astral”, irritabilidade, isolamento, baixo desempenho escolar.
Anorexia e bulimia – Transtornos alimentares. Na anorexia a pessoa passa achar que estar gorda e não se alimenta direito podendo levar a morte por desnutrição ou desidratação, Na bulimia a pessoa come compulsivamente alimentos geralmente calóricos e em seguida ficam com a sensação de culpa, levando muitas vezes a provocar vômitos, uso abusivo de diuréticos e laxantes, prática excessiva de exercícios físicos.
O bullying também pode agravar problemas preexistentes como esquizofrenia pelo tempo prolongado de estresse que a vitima é submetida e em casos mais graves causar o suicídio da vitima.

Referência
Fante, C.; Pedra, J. A. Bullying escolar:perguntas e respostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
Lima, A. M. A. Cyberbullying e outros riscos na internet: Despertando a tenção de pais e professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
Silva, A. B. B. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

Um comentário:

  1. OI Gilvana,
    Posso afirmar que este é um dos temas mais urgentes e necessários de dialogo e tomada de posições não só no espaço da unidade escolar como também com as famílias e as mídias radiofônicas e televisivas. Aqui você otimiza o espaço aborda as definições de bulluing, as formas, como acontece, quem são as vítimas, quem são os autores, quem são os expectadores, quais as consequências e oferece vários links de endereços que tratam desta temática. Mas, não fica nisso só. Seu blog também sugere possibilidades de soluções, de como o professor deve comportar-se diante de uma situação de Bullying. Além de indicar sites, filmes, traz nele mesmos vídeos que podem ser acessados no próprio blog. Eu diria que é um blog que se destina a todos os seres humanos que enxerga no outro seu semelhante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir